Programa ‘Horta na Escola’ estimula alimentação saudável dos alunos

Parado devido à pandemia, o programa está sendo retomado para, desde cedo, solidificar hábitos saudáveis nas crianças

0
11
Foto: Divulgação/Secom PMA

Através do programa ‘Horta na Escola’, iniciativa das secretarias de Agricultura e Educação de Aracruz, alunos da rede municipal conhecem os benefícios de uma alimentação saudável e aprendem na prática conceitos fundamentais de educação ambiental, como a importância da água, por exemplo.

Parado devido à pandemia, o programa está sendo retomado para, desde cedo, solidificar hábitos saudáveis nas crianças. E a escola, como um espaço de socialização, colabora bastante com esta tarefa.

“As hortas vão ajudar o professor a trabalhar o conteúdo dentro da disciplina que leciona de maneira prática, dinâmica e interativa. É um projeto de extrema importância. Vale destacar que as hortaliças colhidas no projeto serão encaminhadas para merenda escolar, propiciando aos alunos gêneros alimentícios saudáveis, frescos e livres de agrotóxicos”, enfatiza Gelcimar Grippa, secretário municipal de Agricultura.

Como funciona

As escolas fazem o pedido para a secretaria de Agricultura, que encaminha agrônomos para verificar o melhor local e apontar o material necessário para a instalação da horta. Após a preparação do terreno, os alunos participam de uma palestra sobre como cuidar de uma horta e a importância da alimentação saudável. Eles mesmos fazem o plantio das hortaliças e junto aos professores e a comunidade escolar contam com estrutura técnica para manter o programa. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (27) 99816-3641.

PUBLICIDADE