Prefeitura de Aracruz faz balanço das principais obras em andamento

0
36
A infraestrutura do Centro Empresarial, uma cobrança antiga, está 7% concluída. Foto: Divulgação/Secom PMA

Anunciado em março do ano passado pela Prefeitura de Aracruz, o maior pacote de investimentos da história do município, com mais de R$ 500 milhões previstos, já tem diversas obras que saíram do papel. Algumas já foram concluídas e outras, como o novo acesso à Capela Mortuária, no bairro Jardins, pela rodovia ES-456; e a reforma do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Santa Cruz, estão perto de serem finalizadas.

Os recursos para as obras anunciadas no pacote são do próprio tesouro e provenientes de parcerias com os governos estadual e federal, além da iniciativa privada. Para poder anunciar esses investimentos, a atual gestão elaborou um grande estudo, com planejamento fiscal e financeiro, objetivando melhorar a qualidade de vida dos moradores, proporcionando mais dignidade.

Aceso à Capela Mortuária, no bairro Jardins, pela rodovia ES-456. Foto: Divulgação/Secom PMA

“Desde o início de 2021, a administração municipal trabalhou intensamente na gestão fiscal e financeira, permitindo uma capacidade de investimento neste porte. O prefeito Dr. Coutinho também buscou parcerias muito importantes, especialmente com o governador Renato Casagrande, para garantir a execução das obras planejadas. Muitos processos de licitação já ocorreram e as obras saíram do papel, atendendo a diversas demandas, sendo que algumas delas já estão melhorando a qualidade de vida do aracruzense. São mais de 30 obras, dentre as que foram retomadas após anos de paralisação, e as que foram iniciadas a partir de 2021”, reforça a secretária de Ações Estratégicas, Jeesala Coutinho.

Entre as obras mais aguardas que já saíram do papel e avançam cada dia mais, destaque para a macrodrenagem do valão da Grande Bela Vista; a infraestrutura do Centro Empresarial Guilherme Devens, no bairro Bela Vista; a reforma e ampliação da EMEF Eurípides Nunes Loureiro, no bairro Itaputera; a construção da nova EMEF Coqueiral (obra que ficou paralisada por mais de 10 anos) e a construção da arquibancada do campo de futebol de Barra do Sahy.

Reforma do CRAS de Santa Cruz está quase sendo finalizada, com 97,38% de andamento. Foto: Divulgação/Secom PMA

“Iniciamos as obras do valão da Grande Bela Vista em junho do ano passado, uma das mais cobradas pelos aracruzenses, e ela já está próximo ao campo do Geraldão, com quase 20% de execução. A infraestrutura do Centro Empresarial, que também é uma cobrança antiga, está 7% concluída. Já a reforma do CRAS de Santa Cruz está quase sendo finalizada, com 97,38% de andamento. Estamos cobrando as empresas e fiscalizando dia a dia todas as intervenções no município para que possamos cumprir com nossas obrigações”, destacou o secretário de Obras e Infraestrutura, Rafael Borgo.

Borgo também citou as obras concluídas: reforma e ampliação do CMEI Cinderela, no bairro Guanabara; pavimentação e drenagem do bairro Santa Rita, em Jacupemba; reforma e ampliação do Centro Associativo Reviver, em Guaraná; e a iluminação da pista de caminhada do bairro Cupido.

NOVAS PERSPECTIVAS

Moradora do Loteamento Felicidade II, Graziele Silva fala das melhorias que presenciou no Parque Municipal Urbano do Cupido, considerado um novo cartão-postal em Aracruz. “Melhorou muito nossa acessibilidade e segurança. Além de ter ficado lindo, agora me sinto mais motivada para passear com meus filhos à noite, coisa que antes dessa obra não era possível pela escuridão”.

Hélio Reali Tolentino, morador do bairro de Fátima, vive há mais de 20 anos em frente ao valão que corta a região da Grande Bela Vista. Ele fala da felicidade em ver um problema antigo sendo resolvido. “É muito gratificante ver essa obra chegando perto de minha casa. Como eu moro logo em frente ao valão, sempre tive muita dificuldade em função da água que transborda quase toda vez que chove, pois ela chega a entrar na minha casa. Isso sempre foi uma cobrança de toda a comunidade local, porém nenhum governo passado nos deu prioridade. Por isso queria muito agradecer ao empenho da atual gestão, que prometeu e está fazendo essa obra que certamente vai nos dar muito mais dignidade para viver”, enfatizou.

GRATIDÃO

Reconhecendo o empenho aplicado pelas secretarias e a importância dos parceiros envolvidos na consolidação do pacote de mais de R$ 500 milhões em investimentos, o prefeito de Aracruz, Dr. Coutinho, enfatizou: “Parabenizo os esforços aplicados por todos os servidores da secretaria de Obras e Infraestrutura, além das demais pastas envolvidas com os processos de licitação e contratação de empresas, por exemplo, além das parcerias firmadas com o governo do Estado, o governo Federal e empresas, o que sem dúvida foi fundamental, não somente para darmos início às obras, mas também para continuá-las. Fico muito emocionado quando vejo que tudo isso já está trazendo resultados, por isso vamos continuar trabalhando para garantir o melhor para essas pessoas”.

PUBLICIDADE