Prefeitura de Aracruz entrega barragem de Rio Francês

Realizada pela secretaria municipal de Agricultura, a obra vai beneficiar 35 famílias e 22 propriedades rurais da região

0
18
Foto: Divulgação/Secom PMA

A barragem de Rio Francês, no distrito de Jacupemba, em Aracruz, foi entregue a comunidade na última terça-feira 31. Participaram do evento o secretário de Estado de Agricultura, Enio Bergoli, o prefeito Dr. Coutinho, o vice-prefeito Beto Viera, vereadores e secretários municipais. A obra realizada pela Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Agricultura, com capacidade de armazenamento de 1,2 milhão m³, vai beneficiar 35 famílias e 22 propriedades rurais da região.

Enio falou sobre a importância da parceria entre os governos estadual e municipal na realização de obras e serviços que beneficiem a população. “No nosso Estado temos uma parceria forte com os municípios visando à realização de investimentos. E somando esforços faremos muito mais”. O secretário anunciou o investimento de R$ 30 milhões para as áreas de recursos hídricos visando a ampliação e melhoria da gestão hídrica no município de Aracruz. “O Governo do Estado fará na próxima semana a publicação do edital para construção de mais uma nova barragem no município”.

Dr. Coutinho lembrou a importância dos investimentos do governo estadual para o custeio e para a realização de grandes obras e projetos para o município. São intervenções importantes que vão melhorar a saúde e dar mais qualidade de vida a nossos moradores. “Estamos construindo barragens porque, além de reservar água, é uma forma de aumentar nossa capacidade hídrica, preservando nascentes”, disse.

Foto: Divulgação/Secom PMA

Em novembro do ano passado a represa de Rio Francês rompeu devido às fortes chuvas. Desde então, a reconstrução da barragem tem sido almejada pelos moradores locais, já que cumpre função importante para o abastecimento e reservatório hídrico, além de atender diretamente na irrigação da produção agrícola.

O secretário municipal de Agricultura, Gelcimar Grippa, destacou a importância de dar continuidade a obras como essa. “A falta d’água é um problema grave e por isso estamos conduzindo o processo de implantação de barragens com planejamento, para que não haja problemas futuros e para que a comunidade tenha a segurança de que não vai faltar água”.

Beto Vieira, vice-prefeito, ressaltou que a barragem de Rio Francês faz a diferença na vida de muitas famílias. “Nós, da Prefeitura de Aracruz, estamos muito felizes em poder entregar essa barragem. O homem e a mulher do campo desempenham um trabalho muito importante para toda população, produzem alimento e geram emprego e renda”.

O prefeito Dr. Coutinho falou ainda que a gestão tem avançado no sentido preventivo, ou seja, de se encontrar maneiras de garantir a preservação e o armazenamento das águas para que seja possível distribuí-la no momento em que não houver chuva. “Precisamos unir sociedade e poder público na conscientização sobre a economia de água para conseguirmos manter o abastecimento mesmo em épocas com maior demanda ou com escassez de chuvas”.

PUBLICIDADE