Mutirão remove 100 litros de lixo em praias de Aracruz

Organizada pelo Portocel, a ação teve a participação da Prefeitura de Aracruz e de outros parceiros da comunidade

0
15
Foto: Divulgação

“Minha praia: eu amo, eu cuido”. Este é o enfoque da ação do Programa de Educação Ambiental (PEA) do Portocel, que no último final de semana promoveu um mutirão de limpeza e removeu 100 litros de lixo das praias da Curva, Conchinha e Praia dos Hóspedes, em Aracruz. A iniciativa foi realizada em parceria com a Prefeitura de Aracruz e teve a participação de diversos voluntários do porto e das comunidades da região.

O material coletado encheu 90 sacos de lixo. O grupo ainda tirou das praias seis pneus, duas cadeiras quebradas, diversos marmitex de isopor e inúmeras garrafas PET. Para completar a ação, placas educativas foram afixadas para conscientizar os frequentadores. Além de voluntários de Portocel e representantes da Prefeitura, a ação teve a participação da Associação Comunitária da Barra do Riacho (ACBR), pescadores e atletas de jiu-jítsu da comunidade.

As artesãs do Projeto Criarte, iniciativa apoiada pelo Portocel, também estiveram no mutirão, presenteando a todos com ecobags feitas de lonas de banners que seriam destinados ao lixo, confeccionadas por elas. Os jovens da Ação Cultibio completaram o grupo: foram eles os responsáveis pela confecção das placas de conscientização ambiental afixadas nas praias que foram alvo da intervenção de limpeza.

Morador de Barra do Riacho e colaborador do Portocel, Wesley Cossi falou sobre como o mutirão foi gratificante: “Fico muito feliz em participar e ver o resultado dessas ações na comunidade”, salientou. Gislene Rabelo, analista de sustentabilidade do Portocel, destaca que o mutirão de limpeza contou com a atuação dos ecoagentes em ação, grupo de multiplicadores do PEA de Portocel que busca difundir a conscientização ambiental.

PUBLICIDADE