Governo do Estado fará nova licitação para as obras do asfalto de Santa Rosa

A informação é do secretário estadual de Saneamento, Urbanização e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente

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Foto: FOLHA DO LITORAL

Com a decisão do Tribunal de Contas em não aceitar que a Contek Engenharia assumisse a finalização do contrato da conclusão dos 4,7 km do asfalto da rodovia ES-124, no trecho de Aracruz a Santa Rosa, o governo estadual fará, até o final do ano, nova licitação para as obras. A informação é do secretário estadual de Saneamento, Urbanização e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente.

Com o desinteresse da empresa A. Madeira, segunda colocada no processo licitatório, após o abandono das obras pela Construtora Premocil, que pleiteava reajuste no valor do contrato de R$ 24,2 milhões, a Contek sediada no município de Serra e responsável por importantes obras rodoviárias no Brasil, iria concluir a obra, mas a sua intenção foi brecada peço Tribunal, que exigiu nova licitação.

A empresa que assumir a obra já encontrará 11 km de asfalto prontos e com faixas pintadas entre o Loteamento Valle Verde até depois de Grapuama, e dali até Santa Rosa com quase 100% do trecho preparado para receber o asfalto.

Após 32 anos de idas e vindas, com diversas ordens de serviços autorizadas, obras iniciadas e paralisadas e até desistências de empreiteiras (primeiro foi a Construtora Roma, em outubro de 2014), o asfaltamento foi reiniciado em 2019 pela Construtora Premocil, de Cachoeiro de Itapemirim, com previsão de que o asfalto ficasse pronto no primeiro semestre de 2021, o que não se concretizou.

A rodovia de 15,7 quilômetros de extensão, quando pronta, terá uma pista de rolagem de 3,5 metros, acostamento de 1,5 metro e 12 pontos de ônibus. A estrada é muito utilizada pelos proprietários rurais que escoam suas produções em direção aos centros de comercialização, com destaque para a produção leiteira em Santa Rosa, além de ser um dos caminhos que incrementa a área de turismo, pois facilita o acesso às praias de Fundão e Serra, e se torna a melhor opção para escapar da congestionada BR-101.

A NOVELA DO ASFALTO DE SANTA ROSA

Abril de 2009
O então governador Paulo Hartung e o prefeito de Aracruz na época, Ademar Devens, ambos do PMDB, assinaram os convênios para início das obras de asfaltamento da rodovia e a duplicação da avenida Castelo Branco, entre a Praça Heraldo Barbosa Musso e a entrada do Centro Industrial do bairro Bela Vista, em extensão de 2,1 quilômetros (não saiu do papel).

Novembro de 2012
Após anos de promessas do governador Paulo Hartung e de seu sucessor, Renato Casagrande, finalmente o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) licitou a obra. A vencedora foi a Construtora Roma, por R$ 19.149.118,09 e prazo de 545 dias para a conclusão. O valor total do Edital de Licitação por concorrência pública era de R$ 25.086.769,01. Participaram 17 empresas, representando um deságio de quase R$ 6 milhões.

Março de 2013
Após anos de promessa, finalmente o sonho dos moradores de Santa Rosa começou a ser realizado. A Ordem de Serviço para o início das obras do asfalto foi assinada na manhã do dia 16 pelo governador Renato Casagrande, na área de eventos da Associação dos Produtores Rurais e Pecuaristas de Santa Rosa e Comunidades Vizinhas (Aprusav).

Maio de 2013
Autorizada em março, a obra de pavimentação da rodovia ainda não teve início. Quando assinou a Ordem de Serviço, o governador Renato Casagrande anunciou que os trabalhos começariam dentro de 30 dias. No dia 16 a promessa completou dois meses.

Agosto de 2013
A Construtora Roma iniciou as obras de asfaltamento a partir do Loteamento Valle Verde, com extensão de 15 km + 780 metros.

Outubro de 2014
A Construtora Roma abandonou as obras de asfaltamento, transformando em pesadelo o sonho dos moradores e produtores rurais da região.

Março de 2015
O DER-ES buscou negociar com a Construtora Roma a retomada das obras. Se não houvesse acordo, haveria nova licitação, com previsão para o segundo semestre daquele ano.

Dezembro de 2017
Em um evento no SESC de Aracruz, o então governador Paulo Hartung confirmou a retomada das obras do asfalto de Santa Rosa e da ponte sobre o rio Piraquê-açu e garantiu que o edital de licitação seria publicado no próximo mês, com perspectiva de iniciar os serviços até abril de 2018.

Abril de 2019
A assinatura da Ordem de Serviço para a Construtora Premocil foi anunciada com pompa pelo governador Renato Casagrande, que recebeu no Palácio Anchieta o ex-deputado Erick Musso, então presidente da Assembleia; e o diretor-geral do DER-ES, Luiz César Maretto.

Agosto de 2019
Com o canteiro de obras já montado com máquinas e veículos, a Construtora Premocil, de Cachoeiro de Itapemirim, iniciou a retomada das obras.

Agosto de 2020
O sonhado asfalto começa a ser colocado na pista.

Outubro de 2020
Principal ligação entre a sede de Aracruz e a comunidade de Santa Rosa, a extensão da rodovia ES-124 havia recebido cerca de 8 km de asfalto, o que representa metade do trecho. Os dois sentidos da pista de rolagem entre o Valle Verde Residencial e um pouco depois da localidade de Grapuama haviam sido pavimentados.

Novembro de 2021
Com 11,7 km dos 15,7 km já asfaltados, a Construtora Premocil abandona as obras por não ser atendida pelo DER-ES para reajustar o valor do contrato de R$ 24,2 milhões.

Dezembro de 2021
O DER-ES anuncia a conclusão da obra pela empresa Contek Engenharia, da Serra. Mas o Tribunal de Contas determinou a abertura de nova licitação e impediu a retomada do serviço.

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