Festa em honra a São Sebastião em Aracruz

O evento reforça a fé e a tradição popular

0
34
Banda de congo São Sebastião, de Santa Rosa, Aracruz. Foto: Divulgação

A comunidade católica Santa Rosa de Lima, em Aracruz, promove entre os dias 28 e 29 deste mês a tradicional festa em honra a São Sebastião, o mártir da perseverança. No primeiro dia a programação tem início às 17h, com entrega da bandeira e do mastro sendo animada pela banda de congo local. Como manda o costume, o mastro é posteriormente ‘escondido’.

No dia seguinte os festejos são retomados com celebração da Palavra, às 14h30. Em seguida, a banda de congo São Sebastião, de Santa Rosa, recepciona a banda de congo São Benedito, de Vila do Riacho. Juntas, elas e os fiéis sairão às ruas à procura do mastro, que será novamente fincado na praça local por volta de 19h.

Haverá “Ação entre Amigos” com sorteio de R$ 250,00. Cada bilhete para concorrer ao prêmio em dinheiro custa R$ 4,00, com a arrecadação revertida para a manutenção da banda de congo São Sebastião. A organização também irá vender quitutes na área social da igreja após a celebração da Palavra.

Tradicionais em Aracruz, as bandas de congo são manifestações culturais que se exprimem por meio da música, poesia, ritmo, dança, canto e religiosidade. Reunindo tambores, bumbos, casacas e chocalhos, tudo é coordenado pelo som inconfundível de um apito.

O SANTO

Cristão que se tornou soldado e ajudava outros cristãos condenados pelo Império Romano, São Sebastião – considerado o protetor da humanidade contra a peste, a fome e a guerra – foi martirizado por sua fé em Jesus não uma, mas duas vezes. Da primeira, com as flechadas que acabaram se tornando características de suas representações sacras, acabaria sobrevivendo. Recuperado, teria decidido reafirmar sua fé ao imperador. Que, novamente, determinou sua execução, operação esta que então se realizaria de forma exitosa. Foi um santo que sofreu muito, praticamente um duplo martírio. Isso teria ocorrido em 20 de janeiro de 286 dC, daí a data que passou a ser celebrada pelo cristianismo.

PROGRAMAÇÃO

28/01 (SÁBADO)
17h00 – Entrega da bandeira e do mastro

29/01 (DOMINGO)
14h30 – Celebração da Palavra
15h45 – Recepção da banda de congo São Benedito
16h15 – Saída a procura do mastro
18h30 – Sorteio de Ação entre Amigos
19h00 – Fincada do mastro

PUBLICIDADE