Eslováquia quer estreitar relação com o Espírito Santo

Com espaço territorial e população semelhante ao Espírito Santo, a Eslováquia, país que atualmente passa por forte recessão, abriu um canal de diálogo em busca de estreitar os laços entre o país europeu e os capixabas

0
52
O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos; governador Renato Casagrande e o cônsul da Eslováquia no Espírito Santo, Gerardo Molina(Foto Júnior Ferreira)

Por Nety Façanha

O governador Renato Casagrande; o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos e mais 19 deputados estaduais participaram na noite de segunda-feira 6, de um encontro com o cônsul da Eslováquia no Espírito Santo, Gerardo Molina. Com espaço territorial e população semelhante ao Espírito Santo, a Eslováquia, país que atualmente passa por forte recessão, abriu um canal de diálogo em busca de estreitar os laços entre o país europeu e os capixabas.

“Registramos um aumento de 900% no preço do gás. O Espírito Santo tem forte produção do produto e nós estamos vendo nessa dificuldade uma possibilidade de estreitar a relação com o Estado. Além do potencial energético capixaba, aqui temos uma vocação logística que me faz dizer que o mundo precisa conversar com o Brasil através do Espírito Santo, pois é nas dificuldades que se forjam boas oportunidades”, ressaltou o cônsul Gerardo Molina.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Santos, que tem se destacado no comando do Legislativo estadual com a união dos parlamentares, ressaltou que o parlamento tem participado dos debates estruturantes, principalmente na área de gás e logística que visam o desenvolvimento econômico do Espírito Santo. “Somos um Estado com capacidade de investimento, com uma sequência de notas máximas de gestão, único que tem Fundo Soberano, com Fundo de Infraestrutura, com uma visão moderna, eficiente e estadista. Temos uma vocação logística importante, com forte produção de gás natural e podemos fortalecer nossa presença mundial. Somos parceiros do governador em todas as ações que projetem positivamente o Espírito Santo no cenário mundial”, destacou Marcelo.

Além do presidente estiveram presentes no evento os deputados Allan Ferreira, José Esmeraldo, Alexandre Xambinho, Denninho Silva, Tyago Hoffman, Lucas Scaramussa, Mazinho dos Anjos, Janete de Sá, Lucas Polese, Danilo Bahiense, Dary Pagung, Hudson Leal, Alcântaro Filho, Coronel Welinton, Adilson Espíndula, Capitão Assumção, Raquel Lessa e Bruno Resende.

No evento, o cônsul fez convite formal ao governador e ao presidente da Assembleia Legislativa para visitarem a Eslováquia. “Será um enorme prazer para a República Eslovaca receber os chefes dos dois Poderes para que possamos nos aproximar cada vez mais“, finalizou Molina.

PUBLICIDADE