Equipamentos inovadores no setor de saneamento de Aracruz

O objetivo da iniciativa é implementar tecnologias que permitam o monitoramento em tempo real dos ativos do SAAE

0
31
Foto: Divulgação/Secom PMA

Autarquia da Prefeitura de Aracruz, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) vem atualizando o setor de saneamento com a integração ao InovAR, ecossistema de inovação que está em fase de implementação no município. O objetivo da iniciativa é implementar tecnologias que permitam o monitoramento em tempo real dos ativos do SAAE, com diagnóstico realizado por inteligência artificial, impactando positivamente os serviços prestados.

O SAAE estabeleceu uma parceria estratégica com a empresa 2Neuron, uma startup capixaba especializada em soluções de Internet das Coisas (IoT) e inteligência artificial, e está testando o funcionamento da solução ‘Ultronline’ em suas Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs) e Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). “O objetivo ao final dos testes é definir os requisitos para implementação em todas as elevatórias visando modernizar a maneira como a condição dos ativos críticos do SAAE é monitorada, especialmente, desafios como obstruções da rede, ao mesmo tempo em que busca otimizar as operações das estações de tratamento e bombeamento de água e esgoto”, explicou Amadeu Wetler, diretor da autarquia.

Ainda de acordo com Wetler, “os primeiros testes com o ‘Ultronline’ nas EEEs já indicam uma possível redução da necessidade de inspeções periódicas das bombas, o que não apenas aprimora o desempenho e a eficiência, mas também contribui significativamente para a mitigação de incidentes de transbordamento. Esse impacto positivo, por sua vez, se traduz em uma possibilidade de diminuição dos custos operacionais, garantindo que as atividades do SAAE continuem a fomentar serviços de excelência para a cidade de Aracruz”.

A adoção da estratégia de manutenção preditiva inteligente demonstra o compromisso do SAAE em aprimorar suas operações essenciais, e o ‘Ultronline’ demonstrou ser uma importante tecnologia, pois utiliza as mais avançadas técnicas de monitoramento, baseadas nos preceitos da Indústria 4.0. Os testes continuam até que sejam definidos, pela equipe da autarquia, todos os requisitos necessários para um processo de contratação da solução de forma abrangente.

PUBLICIDADE