“Curta Vitória a Minas II” reúne autores de histórias em Santa Cruz

A segunda edição selecionou autores vindos de Ibiraçu, João Neiva, Baixo Guandu e Colatina, no Espírito Santo; e de Aimorés, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Naque e Nova Era, em Minas Gerais

0
14
Foto: Divulgação

Os dez autores das histórias selecionadas pelo “Curta Vitória a Minas II” para uma imersão no mundo do cinema, moradores de municípios que se desenvolveram no entorno da Estrada de Ferro Vitória a Minas, se reúnem em Santa Cruz de domingo 04 até o dia 18, para descobrir como se transforma uma história em curta-metragem.

A segunda edição selecionou autores vindos de Ibiraçu, João Neiva, Baixo Guandu e Colatina, no Espírito Santo; e de Aimorés, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Naque e Nova Era, em Minas Gerais. As histórias trazem inspirações como as memórias da infância, os laços familiares, a poesia do rio e da Estrada de Ferro, as lendas, as guardiãs dos saberes, a proteção das águas e das matas e um olhar para a maternidade, dentre outras temáticas.

Nos 15 dias, os autores conhecerão na teoria e na prática o que é um roteiro, qual o trabalho do diretor, como se pensa a fotografia e o som de um filme, o que faz um produtor, qual o papel do diretor de arte, como se edita uma obra audiovisual e quais as principais estratégias de mobilização comunitária. Com duração de 120 horas, o curso será ministrado por professores especializados de renome nacional.

Após as oficinas audiovisuais, os autores retornarão às cidades de origem para gravação dos filmes, com o suporte de equipamentos, acompanhamento de profissionais do projeto e o envolvimento dos moradores locais em atividades técnicas e artísticas. Mais adiante, com as obras prontas, o projeto percorrerá ruas e praças dos municípios para exibir os curtas em telonas de cinema durante sessões abertas e gratuitas.

OS SELECIONADOS

Nome: Ademir de Sena Moreira
História: O Tempo Era 1972
Cidade/Estado: Naque (MG)

Nome: Ana Paula da Conceição Imberti
História: Sem Título
Cidade/Estado: Ibiraçu (ES)

Nome: Elisangela Bello Pereira Barcellos
História: Lia, Entre o Rio e a Ferrovia
Cidade/Estado: Aimorés (MG)

Nome: Fabrício Machado Bertoni
História: O Último Trem
Cidade/Estado: Colatina (ES)

Nome: Jaslinne Pyetra Matias dos Santos
História: Um Ponto Rotineiro
Cidade/Estado: Baixo Guandu (ES)

Nome: Luan Ériclis Damázio da Silva
História: O T-Rex e a Pedra Lascada
Cidade/Estado: João Neiva (ES)

Nome: Luciene da Conceição Mendes Crepalde
História: Dezinha e sua Saga
Cidade/Estado: Nova Era (MG)

Nome: Nilo José Rezende Tardin
História: Colatina, a Princesa do Rock
Cidade/Estado: Colatina (ES)

Nome: Patrícia Araújo Azevedo Alves
História: Mães do Vale “Um Olhar para a Maternidade”
Cidade/Estado: Coronel Fabriciano (MG)

Nome: Rita de Cacia Bordone
História: Santa Cruz
Cidade/Estado: Ipatinga (MG)

PUBLICIDADE