Criança levada pela correnteza é encontrada morta em Aracruz

O triste episódio acende o alerta sobre a necessidade de redobrar os cuidados com os pequenos nas praias

0
451
Praia de Santa Cruz. Foto: Divulgação

Ontem (9), após desaparecer no mar da praia de Coqueiral, em Aracruz, um menino de cinco anos foi encontrado morto a cerca de 6 km, na praia de Santa Cruz. Os bombeiros chegaram a fazer buscas na região após testemunhas informarem que a criança teria sido levada pela correnteza. O corpo do menino foi avistado por um pescador.

O triste episódio acende o alerta sobre a necessidade de redobrar os cuidados com os pequenos nas praias. Veja dicas do Corpo e Bombeiros Militar do Espírito Santo:

CONVERSE COM A CRIANÇA: Antes de sair de casa, tenha uma conversa franca com a criança. Explique os riscos do afastamento dos adultos e da profundidade da água. Crie regras, imponha limites e estabeleça combinados com eles.

PULSEIRA DE IDENTIFICAÇÃO: Coloque uma pulseira no braço da criança, contendo nome e número de telefone dos responsáveis. Tenha certeza de que esteja bem fixada ao braço. O adereço pode ser comprado em lojas de aviamentos.

DISTÂNCIA SEGURA: A distância de segurança entre um adulto e a criança é de, no máximo, um braço. Nessa distância o tempo de reação de um adulto é rápido suficiente para casos de emergência.

SINALIZAÇÃO: Respeite e ensine os pequenos sobre placas de sinalização dos balneários. Procure sempre ficar em uma área segura, de mar calmo e com poucas ondas.

GUARDA-VIDAS: Dê preferência também para os locais onde existe o serviço de guarda-vidas e respeite sempre as orientações fornecidas por eles.

PROFUNDIDADE: Se for entrar no mar com uma criança, sempre se mantenha na parte rasa, evitando profundidades. O recomendado é manter o nível de água abaixo do umbigo da criança.

COLETE SALVA-VIDAS: Não use boias, opte sempre pelo colete salva-vidas de três pontas. O equipamento é mais seguro e não oferece o risco de rasgar ou esvaziar durante as brincadeiras.

ROUPAS FLUORESCENTES: Vista as crianças com cores chamativas, como o verde, rosa, azul e laranja. Isso facilita o monitoramento e a identificação delas na água, areia e ambientes de grande aglomeração.

BEBIDAS ALCOÓLICAS: Não consuma bebidas alcoólicas quando estiver cuidado de uma criança. O álcool diminuirá a sua capacidade de reação em casos de emergência. Caso queira consumir sua bebida, certifique-se de que haja outro responsável que possa cuidar da criança.

PUBLICIDADE