Aracruz tem sistema de saúde fortalecido e resultados grandiosos

0
4

Estratégia da Secretaria de Saúde de Aracruz (Semsa), por meio do Programa de Saúde da Família (PSF), é fazer com que os atendimentos cheguem às pessoas de todos os bairros e distritos.

Em Aracruz, as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) estão presentes em todas as regiões: zona rural, ldeias, litoral, distritos de Riacho, Jacupemba e Guaraná e também nos bairros da região central.

Para os moradores dessas comunidades, a UBS é conhecida como Posto de Saúde. Centenas de pacientes passam diariamente pelos 19 postos e são atendidos com médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde e dentistas.

Mas, em Aracruz, a equipe estratégica vai além: a população que procura os postos de saúde também tem acesso a psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais.
Esses atendimentos compõem a Atenção Básica de Saúde que, pelo Programa Saúde da Família, estabelece vínculo com a população, possibilitando o compromisso dos profissionais com os usuários e a comunidade. O desafio é ampliar as fronteiras de atuação.

“As Unidades Básicas de Saúde são a porta de entrada para toda rede de serviço do Sistema Único de Saúde (SUS), porque são nesses equipamentos públicos onde, além dos atendimentos de rotina, são feitas todas as ações de prevenção e promoção da saúde. Também trabalhamos com atividades em grupos e educativas sobre prevenção de doenças crônicas, como a hipertensão e a diabetes, além de todo cuidado com o pré-natal e acompanhamento das crianças”, acrescenta a secretária de Saúde de Aracruz, Rosiane Scarpatt.

Segundo Rosiane, as UBS’s são as ordenadoras da rede de cuidado em todo o município. As equipes, a partir dos atendimentos, passam a conhecer as realidades de cada região e toda ação é pensada a partir das necessidades constatadas.

“Nas UBS’s se tem o conhecimento do território, portanto, as equipes conseguem ter um diagnóstico sobre o que é necessário para aquela localidade. A partir do perfil dos pacientes, são desenvolvidas ações estratégicas em cada local”, explica a secretária Rosiane Scarpatt.

Números grandiosos

Na Atenção Primária aumentou, nos últimos três anos, em mais de 50%, o número de equipes multiprofissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Hoje são 29 equipes, alcançando a cobertura de quase 90% da população.

Os números da saúde em Aracruz realmente são grandiosos. O total de consultas realizadas apenas nas Unidades Básicas de Saúde aumentou em 42%.
Somente nos últimos 12 meses foram 225 mil consultas realizadas apenas nas UBS’s, com médicos, psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas.

Também nos últimos 12 meses foram realizados 42 mil atendimentos externos, ou seja, fora das Unidades Básicas de Saúde, em ações como, por exemplo, o Aracruz Mais Cidadania, presídios, empresas e nos grupos comunitários de hipertensos e diabéticos.

Na saúde bucal os números são ainda melhores: o número de consultas odontológicas nos últimos três anos teve um crescimento significativo: 60%. Para se ter uma ideia, apenas nos últimos 12 meses foram realizadas 16 mil consultas.

“Temos o compromisso em cuidar das pessoas e quando investimos em saúde estamos tratando também da dignidade. Em Aracruz comemoramos grandes avanços na saúde, os números são satisfatórios e nossa meta é crescer ainda mais em relação a atendimentos, prevenção e cuidados para as pessoas de cada região do município. A saúde pública é para todos e todas, e nosso trabalho é pensado para evoluir no acesso e pautado pela responsabilidade e eficiência na gestão”, disse o prefeito Dr. Coutinho.

PUBLICIDADE