Aracruz ganha Estação Meteorológica automática de superfície

O equipamento irá contribuir com dados meteorológicos importantes para a realização de ações de prevenção de desastres naturais

0
11
Estação Meteorológica automática de Aracruz. Foto: Vinicius Gardiman

A Estação Meteorológica automática de superfície, que atenderá o município de Aracruz, já está instalada no Parque de Exposições do bairro Guaxindiba. O equipamento foi adquirido pelo Programa Estadual de Gestão Integrada das Águas e da Paisagem e irá contribuir com dados meteorológicos importantes para a realização de ações de prevenção de desastres naturais.

O prefeito Dr. Coutinho foi acompanhado pelos secretários municipais de Habitação e Defesa Civil, Claydson Pimentel; de Agricultura, Mauro Demartha; do coordenador da Defesa Civil de Aracruz, Daniel Rocha; e do gerente de Habitação, João de Jesus. “A instalação do equipamento é um avanço para o município. A estação irá oferecer dados meteorológicos com mais exatidão e representatividade, contribuindo com a tomada antecipada de decisões”, enfatizou o secretário Claydson Pimentel.

O equipamento coletará dados automáticos e precisos da temperatura, umidade, pressão, ponto de orvalho, radiação, precipitação, direção e velocidade do vento, garantindo o monitoramento meteorológico de todo o município. Os dados serão disponibilizados de 15 em 15 minutos. As informações serão disponibilizadas publicamente por meio de um sistema que está em fase de implementação.

“A instalação do equipamento tem grande importância para o município que, por muitas vezes sofreu com tempestades e trombas d’águas inesperadas. Conforme tivermos um conjunto maior de dados coletados ao longo do tempo, mais informações precisas e importantes teremos para definir ações diante de situações de risco”, destacou o prefeito Dr. Coutinho.

PUBLICIDADE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui