Aracruz avança na transparência e governança

Ao todo, 52 municípios foram avaliados como “ótimo” ou “bom” e Afonso Cláudio lidera o ranking em 2023

0
22
Foto: Rogério Sarmenghi

A Prefeitura de Aracruz foi avaliada como uma das 19 melhores do Estado no Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública, com nota 90,2, considerada ótima, aumentando em 1,2 a nota do ano anterior, que foi de 89. Ao todo, 52 municípios foram avaliados como “ótimo” ou “bom” e Afonso Cláudio lidera o ranking em 2023.

A maioria dos municípios avançou em práticas de transparência e governança pública no último ano, como aponta a segunda edição do Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública, divulgado na terça-feira 12. Em 2022, apenas 11 das 78 cidades capixabas haviam recebido a classificação como “ótimo”.

Afonso Cláudio, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Vila Velha e Vitória conquistaram a liderança este ano. As cinco cidades receberam a pontuação máxima, nota 100. A avaliação foi realizada pela ONG Transparência Capixaba, com metodologia da Transparência Internacional/Brasil e apoio do Espírito Santo em Ação. O desempenho médio do Espírito Santo ficou 70,65%, considerado “bom”. João Neiva ficou com nota 99,6 (ótimo), Ibiraçu com 79,4 (bom) e Fundão com 64,4 (bom).

A avaliação foi realizada com base no Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP), metodologia desenvolvida pela Transparência Internacional/Brasil que analisa mais de 58 critérios divididos em cinco dimensões: legal, plataformas, administração e governança, transparência financeira e orçamentária, comunicação, engajamento e participação. Ao final, cada município avaliado recebe uma nota entre 0 e 100, e seu nível de transparência é classificado como “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” ou “péssimo”.

PUBLICIDADE