Alunos de Aracruz participam de palestra sobre reciclagem

O evento foi realizado pela secretaria de Transportes e Serviços Urbanos

0
12
Foto: Divulgação/PMA

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ezequiel Fraga Rocha, de Aracruz, participaram de palestra sobre a importância da reciclagem e os benefícios que a ação oferece para o cidadão e o meio ambiente. O evento foi realizado pela secretaria de Transportes e Serviços Urbanos.

“Promover momentos como esse possibilita que as pessoas criem o hábito de reciclar e essa ação começa dentro de casa com a separação dos materiais. Essa ação possibilita diferenciá-los e os que não podem ser reaproveitados viram fonte de renda para as pessoas que trabalham na Associação Recicle Aracruz”, destacou a assessora técnica Francine Sousa.

Pedro Correa, 12 anos, disse que realizar a coleta seletiva é importante para proteger e não poluir o meio ambiente. Kerrisson, 11 anos, destacou que a palestra serviu para mostrar a forma correta de destinar o lixo. Pedro Ramos, 11 anos, comentou que faz o processo de compostagem realizado na escola e se comprometeu em passar os ensinamentos adquiridos na palestra para sua família.

A Associação Recicle Aracruz atende 24 famílias de baixa renda, cadastradas no CadÚnico. Mensalmente são coletadas cerca de 40 toneladas de resíduos recicláveis. Para participar da coleta seletiva, o morador deve fazer a separação dos resíduos (papel, plástico, metal e vidro) em um único recipiente/saco e cadastrar a sua residência pelo telefone 9 9741-8382 ou pelo Aplicativo Aracruz Online ou levar até um ponto de entrega voluntária (PEV).

Os caminhões coletam os resíduos recicláveis nas residências cadastradas uma vez por semana. Entretanto, há localidades em que o serviço é feito por catadores associados: Fabíola (9 9636-1346), na região de Biriricas e Santa Cruz; Juarez (9 9783-3860), em Caieiras Velha e Irajá; Nelcinéia, a Lica (9 9803-0761), no distrito de Jacupemba; Paulo Carlos (9 9762-1767), no distrito de Vila do Riacho; e Sérgio, o Gim (9 9622-8346), em Barra do Sahy, Mar Azul, Putiri, Sauê e Praia dos Padres.

PRODUTOS RECICLÁVEIS

PLÁSTICOS
Embalagens de refrigerante (PET); embalagens de produtos de limpeza; embalagens de produtos de higiene; embalagens de frutas; legumes e ovos; tampas plásticas; copos de plástico; pratos de plástico; talheres de plástico; canudos; baldes e bacias; sacos e sacolas de plástico; brinquedos de plástico; utensílios de cozinha de plástico; escovas de dente; escovas de cabelo; parte exterior de canetas, esferográficas, acrílico.
VIDROS
Garrafas de bebidas alcoólicas; garrafas de bebidas não alcoólicas; copos de vidro comum; cacos de vidro comum; frascos de molhos e condimentos; potes de produtos alimentícios; frascos de perfumes; frascos de produtos de limpeza; vidros de janelas, vidros de automóveis.
METAIS
Latas de óleo; latas de sardinha; latas de refrigerante; latas de cerveja; tampas de iogurte; folhas de alumínio limpas; sachês de café; embalagens de marmitex; ferragens; arames; fios de cobre; panelas sem cabo, latas de aerossol.
PAPÉIS
Papéis para escrever; papéis de escritório; cadernos; jornais; revistas; panfletos; papéis de embrulho; papéis de seda; caixas de papelão; cartolinas; papéis kraft; papéis heliográficos; papéis filtrantes; papéis de desenho; embalagens longa vida; listas telefônicas; papéis impressos, aparas de papel.
PUBLICIDADE